A empresa Small Batches anunciou, no início de março, a captação de R$ 9 milhões junto a investidores. Detentora da marca de drinks engarrafados APTK Spirits, a holding recebeu o aporte de catorze investidores, entre eles Carlos Moura, ex-diretor-executivo do Campari Group no Brasil, Marcello Gonçalves, sócio da Domo Invest, e Ricardo Natale, fundador e CEO do Experience Club.
"Trouxemos como investidores nomes importantes", comemora Luiz Paulo Foggetti, CEO da Small Batches. Segundo ele, parte dos recursos já foi aplicada em uma série de ações que fazem parte de seu ambicioso plano de expansão, conforme comunicado oficial da empresa.
O grupo divulgou um aumento de 291% no faturamento entre 2021 e 2022. Em outubro passado, anunciou a aquisição de 50% das operações da Destilaria Batista, em Sacramento (MG), uma das mais tradicionais do país. Com isso, aumentou sua capacidade fabril em vinte vezes, já tendo transferido para lá a produção de destilados da APTK Spirits, como vodca e gin. A marca de drinks engarrafados premium também ampliou a oferta de drinks produzidos na fábrica que mantém em São Paulo - entre as novidades do portfólio assinado pelo premiado bartender Alê D'Agostino estão o limoncello e, em breve, uma linha de angostura.
Com os novos recursos, a meta também é dobrar em 2023 o número de lojas da marca, que vendem não apenas os drinques como também utensílios e acessórios para coquetelaria, chegando a 29 endereços - o objetivo é somar 96 em três anos, combinando unidades próprias e outras no sistema de franquia.
Outro braço do grupo é a Ice4Pros, fornecedora de gelos para alta coquetelaria e que também recebeu uma fatia dos investimentos. Com isso, ampliou as fábricas que mantêm em Goiânia, Rio de Janeiro, São Paulo e Gramado, já planeja abrir uma quinta e ainda se prepara para lançar novas linhas de produtos como gelos saborizados e também para refrigerantes.
Além de drinks clássicos, como Negroni, Old Fashioned, Fitzgerald e Cosmopolitan; a APTK atende à demanda de bares e restaurantes, que querem vender para seus clientes suas próprias receitas engarrafadas. A empresa produz também alguns drinques de autoria de Alê D'Agostino como o Sur L'Orange (à base de cachaça), que também pode ser usado como base para criação de novos drinques.